Venha tomar um café conosco!
Entre em contato e reserve um horário para atendimento!

Telefones de Contato


São Paulo: (11) 5576-6303

São Paulo Interior: (19) 4040-4781

Horário de Funcionamento


2ª a 6ª: 09h00 às 18h00

Estacionamento grátis no local


Rua Vergueiro 2045 - Cjs. 1408/1409 - Metrô Ana Rosa - Vila Mariana

Informe seus dados:
Top Brasil

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS

Encontre seu Produto:

Câncer de Próstata

Publicado em: 08/11/2019 admin

O câncer de próstata é apontado como um dos tumores de maior incidência entre os homens, com mais de 14 mil óbitos em 2018. Neste mesmo ano, ocorreram cerca de 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil. Historicamente, tem sido a  segunda causa de morte por câncer em homens, sendo superado somente pelo câncer de pulmões (incluindo traqueia e brônquios).

O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos.

Apesar de ser uma doença grave, uma parcela significativa dos homens não dá a devida atenção ao problema, seja por medo ou por total desconhecimento do tumor em termos de prevenção, sintomas, diagnósticos e tratamentos.

Entretanto, se você é homem e tem mais de 45 anos, já está na hora de se importar com este assunto, não é mesmo?

 

O que é próstata?

Inicialmente, é importante compreendermos a  funcionalidade de uma próstata e como ela pode afetar a saúde do homem.  Assim, a  próstata é uma glândula que só o homem tem. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maça e si situa na  parte de  baixo da bexiga. A próstata envolve  a uretra – tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido que contêm os espermatozoides, liberado durante a ejaculação. Um dos problemas mais comuns da próstata é o seu crescimento benigno que, com o passar do tempo, pode comprimir a uretra e causar dificuldade de urinar.

 

O que é câncer de próstata?

Agora que já entendemos a funcionalidade de uma próstata, já podemos discutir melhor as implicações do câncer de próstata. Segundo a oncologista Michele Samora, do Centro de Oncologia do Hospital 9 de Julho, “o câncer de próstata é um tumor maligno que afeta a próstata, causando o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo”.

 

Causas do Câncer de Próstata

Assim como outros tumores, ainda não se sabe ao certo o que causa o tumor na próstata. No entanto, sabe-se que não é uma doença contagiosa. Além disso, os estudos apontam que –  em função de alguns fatores de risco –  certos homens tem mais chance do que outros de desenvolver a doença. Veja a tabela abaixo!

Fatores de Risco

Detalhamento

Idade

É o fator mais importante, sendo incomum antes dos 45 anos e mais comum após os 60

Histórico Familiar

Homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.

Sobrepeso e obesidade

Estudos indicam maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

Raça Estudam comprovam que os negros tem 10% a mais de risco de contrair o câncer de próstata

 

Sintomas do Câncer de Próstata

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:
– dificuldade de urinar;
– diminuição do janto de urina;
– necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
– demora em começar e terminar de urinar;
– sangue na urina.

Entretanto, caso tenha algum destes sintomas, não se apavore antes de uma investigação mais profunda. Estes mesmos sintomas também ocorrem devido a doenças benignas da próstata como por exemplo:
– Prostatite: inflamação na próstata, geralmente causada por bactérias
– Hiperplasia benigna da próstata: é o aumento benigno da próstata. Afeta mais da metade dos homens com idade superior a 50 anos e ocorre naturalmente com o avançar da idade.

Na fase mais avançada, o câncer de próstata pode provocar dor óssea, sintomas urinários, ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

 

Diagnóstico do Câncer de Próstata

Para investigar os sinais e sintomas de um câncer de próstata e descobrir se a doença está presente ou não, são feitos basicamente dois exames iniciais:

Exame de toque retal –  É realizado pelo urologista para identificar áreas endurecidas na próstata e outras alterações que podem levá-lo a suspeitar de câncer. É um procedimento simples, dura entre 1 e 2 minutos e pode salvar uma vida. O maior desafio é combater o preconceito que muitos homens ainda têm em relação ao exame de toque.

PSA – É um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. Níveis altos desta proteína podem significar câncer, mas também outras doenças benignas da próstata. 

Caso haja alguma alteração no Exame de toque retal e/ou PSA, o médico pode sugerir uma biópsia, único procedimento capaz de confirmar o câncer. Por meio da biópsia são  retirados pedaços muitos pequenos da próstata para sem analisados no laboratório.  A análise da Biópsia por um médico patologista, pode indicar ou não a existência do câncer.

 

Tratamento do Câncer de Próstata

O  câncer de próstata pode ser tratado por meio de uma ou de várias modalidades/técnicas, que podem ser combinadas ou não. Quando localizada somente na próstata, o câncer pode ser tratado por meio de cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante, em alguns casos especiais. No caso de metastática (quando o tumor original já espalhou para outras partes do corpo), a radioterapia é utilizada junto com tratamento hormonal.
A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após o paciente discutir os riscos e benefícios do tratamento com o seu médico.

 

Prevenção do Câncer de Próstata

Manter uma dieta equilibrada e rica em frutas, vegetais, grãos e cereais integrais pode diminuir o risco de câncer e outras doenças crônicas. A prática de atividades físicas (ao menos meia hora por dia) também ajuda, assim como evitar o tabagismo, diminuir o consumo de  álcool e manter o peso adequado à altura.

Após os 45 anos é recomendado, ainda, que o homem procure o urologista e faça o check-up anual: exames de sangue, ultrassonografia das vias urinárias e o exame de toque prostático.

Assim como outros tipos de câncer, quanto mais cedo for descoberto o tumor, melhor é o prognóstico. Segundo alguns especialistas, os estágios iniciais têm de 80% a 90% de chance de cura. Prevenir é a melhor solução, não é mesmo?

 

Custos de diagnósticos e tratamento do câncer de próstata

Teoricamente,  o custo seria o mínimo, pois todas as modalidades de tratamento são oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Na prática a gente sabe, infelizmente, que o atendimento do SUS é precário, principalmente com a demora para realização de exames mais complexos e internações. Assim,  para doenças que requerem um diagnóstico e tratamento rápido, como o câncer de próstata, o SUS nem sempre é uma boa alternativa.

Por outro lado, quem possui planos de saúde também não está livre de despesas adicionais: eventuais exames não cobertos pelo plano,  medicamentos e custo com especialistas para fazer cirurgias mais complexas.

Assim, o mais adequado é formar uma poupança preventiva para utilização em situações de emergência, como, por exemplo, o tratamento de eventuais doenças graves ou acidentes pessoais.

O futuro é imprevisível! E eventualidades podem ocorrer a qualquer hora e com qualquer pessoa. Não é mesmo?

Seguro para Doenças Graves

Outra boa dica é fazer um seguro para doenças graves, principalmente se você possui algum fator de risco, conforme mencionado anteriormente.  Em caso de diagnóstico do câncer ou qualquer outra doença grave,  o segurado recebe uma quantia (de acordo com o capital escolhido na contratação do seguro) para tratar a doença ou fazer qualquer outra coisa com a indenização.

Caso tenha interesse pelo seguro, clique no link abaixo, para consultar as coberturas e valores. E em seguida, solicite um orçamento para a  Top Brasil Seguros, uma corretora especializada em seguros de vida. 

 

SEGURO DE VIDA PARA DOENÇAS GRAVES

 

 

 

câncer de próstata

A Top Brasil Seguros apóia esta causa. Cuidar da sua saúde é uma verdadeira prova de amor para as pessoas que você ama.

Fonte: Hospital Albert Einstein, Hospital Oswaldo Cruz, Hospital Sírio-Libanes e  Instituto do Câncer,

Comentários

comentários